Educação

Atualidades Vestibular e Enem – Fevereiro de 2024

Temas atuais podem ser abordados e cobrados em questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares. Por isso é importante que os estudantes estejam atualizados com o que acontece no Brasil e no mundo e saibam relacionar os conceitos e fenômenos com os fatos.

Em fevereiro de 2024, o grande aumento de casos de dengue no Brasil e a votação sobre as regras do uso da inteligência artificial nas eleições municipais deste ano estiveram entre os destaques nacionais. No mundo, incêndios florestais no Chile e o derramamento de óleo em Trinidad e Tobago ocuparam os noticiários. 

Para se aprofundar nos assuntos relacionados aos fatos listados nesta matéria, basta clicar nos links e acessar os artigos do Brasil Escola na íntegra. 

Tópicos deste artigo

Brasil

Dengue

Os casos de dengue aumentaram de forma significativa neste ano em relação ao ano passado, que já foi considerado um dos piores para a doença. 

Até a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 973.347 casos prováveis de dengue do dia 1º de janeiro a 27 de fevereiro de 2024 e 195 óbitos confirmados neste período. Para se ter uma ideia, no ano passado foram por volta de 165 mil de casos prováveis identificados neste período.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Em entrevista ao Brasil Escola, o infectologista Boaventura Queiroz explica que o aumento de casos da dengue está associada ao fenômeno do El-Niño, uma vez que este causa o aumento de temperaturas e volume de chuvas. Com as chuvas mais frequentes, o número de reservatórios de águas que servem como criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, aumenta. 

Vacina da dengue

A vacina contra a dengue começou a ser aplicada em fevereiro pelo Brasil. O primeiro grupo atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são pessoas de 10 e 11 anos, já que fazem parte da faixa etária mais hospitalizada pela doença. 

A distribuição do imunizante começou no dia 8 de fevereiro. Uma norma técnica do Ministério da Saúde define os critérios utilizados para a escolha dos 315 municípios que receberam as primeiras doses das vacinas. 

O lote inicial das vacinas continha 712 mil doses. Lembrando que a vacina da dengue é aplicada em duas doses com um intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação. 

Confira questões sobre a dengue que já caíram em provas do Enem e de vestibulares nesta matéria. 

Saiba mais sobre a doença na videoaula abaixo:

 

Dados do Censo Escolar 2023

Os dados do Censo Escolar 2023 foram divulgados neste mês e apresentam o panorama da educação básica brasileira no ano passado. A divulgação ocorreu no dia 21 de fevereiro pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações apresentadas no levantamento contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas em educação para o país. 

No total, em 2023, 47,3 milhões de estudantes estavam matriculadas em 178,5 mil escolas públicas e privadas. 

Camilo Santana, ministro da Educação
Apresentação dos resultados do Censo Escolar 2023 com Camilo Santana, ministro da Educação, e Manuel Palacios, presidente do Inep.

Crédito: Luis Fontes / Agência Brasil. 

O número de matrículas na educação integral aumentou, chegando a 21,9% do total do ensino médio. O percentual está próximo à meta do Plano Nacional de Educação (PNE). 

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi a modalidade de ensino que mais cresceu no ano passado. Ao todo, foram contabilizadas 2,41 milhões de matrículas nas redes públicas e privadas. 

Manifestação na Paulista

O último domingo de fevereiro, dia 25, foi marcado por uma manifestação política na Avenida Paulista, uma das principais de São Paulo (SP). O ato a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu 185 mil pessoas, de acordo com estimativa da Universidade de São Paulo (USP).

Bolsonaro é alvo de investigação da Polícia Federal (PF) sobre a possível tentativa de golpe de estado. Após o governo de 2019 a 2022, Bolsonaro perdeu as últimas eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva no que foi considerado uma das eleições mais polarizadas da história da democracia brasileira. 

Veja também: O que é democracia, sua origem e tipos 

Inteligência Artificial nas eleições de 2024

O uso da Inteligência Artificial (IA) nas eleições municipais de 2024 foi pauta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última semana de fevereiro. A corte, por unanimidade, aprovou resolução que regulamenta o uso da IA nas eleições municipais que acontecerão em outubro.

Homem e simulação de tecnologia de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é capaz de criar diferentes tipos de conteúdos por meio de comandos.

Foi definida a proibição da atividade de manipulação e fabricação de conteúdo falso para substituir imagem ou voz de candidato(s) com a intenção de prejudicar ou favorecer candidaturas. Além disso, foi aprovada a restrição do uso de chatbots e avatares para mediar a comunicação das campanhas com pessoas reais. Caso sejam verificados descumprimentos nas regras estabelecidas, as candidaturas poderão ser cassadas.

Em declaração, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a resolução contém “instrumentos eficazes para combater o desvirtuamento de ódio, fascistas e antidemocráticos”.

A regulamentação da utilização de sistemas de IA no período eleitoral é baseada na capacidade que essas tecnologias possuem de criar conteúdos (textos, imagens e vídeos) que podem parecer reais, mas que podem transmitir informações falsas.

Leia também: O que são e como surgiram as fake news 

Dados do Censo 2022

Pela primeira vez o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre coordenadas geográficas das diferentes categorias de endereços do país. 

Eduardo Baptista, gerente de Cadastro de Endereços do IBGE, explica que a partir dessa iniciativa é possível dimensionar quais os domicílios particulares estão dentro de áreas de impacto ou suscetíveis ao risco. Mais de 110 milhões de coordenadas foram registradas no Censo realizado em 2022.

O Censo é um levantamento feito pelo IBGE que serve para apresentar um panorama sobre a população brasileira, fatores importantes para o desenvolvimento de políticas públicas, uma vez que se sabe o perfil e a realidade social das pessoas que vivem no país. 

Resolva nesta página exercícios sobre conceitos demográficos.

Fala de Lula sobre Israel

Durante a realização da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia, Lula afirmou que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referências ao holocausto que matou milhões de pessoas na Alemanha sob o comando de Adolf Hitler

A declaração de Lula causou repercussão internacional e gerou uma crise política para seu governo. Entenda as causas dos conflitos entre Israel e Palestina neste artigo

Assista à videoaula que explica o que foi o holocausto:

Produção de petróleo

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção média de petróleo e gás bateu recorde em 2023. Conforme boletim divulgado pela ANP, foram contabilizados 4,344 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em média. Isso representa um crescimento de 11,69% em relação ao recorde anterior. 

Saiba como trabalhar na Petrobras, maior empresa petrolífera brasileira, aqui.

Danos na Amazônia

Estudo internacional alerta que a Amazônia pode atingir um ponto de não retorno até o ano de 2050. Isso quer dizer que a floresta amazônica pode começar um processo de colapso parcial ou total. O artigo científico foi publicado da revista Nature, uma das mais renomadas no mundo, conta com a participação de pesquisadores brasileiros. 

Floresta amazônia
Biodiversidade é ameaçada com os danos à floresta amazônica.

Teste seus conhecimentos sobre a floresta amazônia nesta página de exercícios. 

Desfile das escolas de samba

O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, considerado um dos maiores espetáculos do mundo, chamou a atenção do público com as alegorias, cores e enredos.

A Unidos do Viradouro, campeã do Rio, teve como enredo “Arroboboi, Dangbé”, trazendo aspectos da cultura da costa ocidental do continente africano. Em São Paulo, a campeã Mocidade Alegre homenageou o escritor brasileiro Mario de Andrade, autor de obras como “Macunaíma” e “Pauliceia desvairada”. 

Fique por dentro de todos os componentes das escolas de samba aqui.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Mundo

Incêndios florestais no Chile

Os incêndios florestais no Chile deixaram mais de 130 vítimas fatais neste mês de fevereiro. Este foi considerado o maior desastre enfrentado pelo país desde o terremoto de 2010. 

Crescimento de casos de câncer

Estimativa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que novos casos de câncer devem crescer 77% até 2050. 

O chefe do Departamento de Vigilância da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da OMS, Freddie Bray, afirmou que a “a magnitude do câncer está subindo”. 

De acordo com a instituição, o rápido crescimento da doença está associado à exposição aos fatores de risco, como também ao envelhecimento da população. 

Médica orienta paciente sobre câncer
O câncer de mama é o que mais mata entre as mulheres no Brasil. 

Entre os fatores de risco relacionados ao câncer estão o tabaco, álcool e a obesidade. A estimativa da OMS indica que os países com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado apresentem, em 2050, maiores números absolutos de novos casos de câncer. 

Por outro lado, está previsto o aumento da mortalidade por câncer em países com menores números no IDH. 

Saiba mais: Câncer – O que é, causas, tratamento e tipos da doença 

Derramamento de óleo em Trinidad e Tobago

Um derramamento de óleo em Trinidad e Tobago tem chamado a atenção das autoridades locais. O caso ocorreu após um navio virar ao sul da ilha de Tobago.

A mancha de óleo deixada pelo acidente com o navio cresceu a ponto de atingir águas internacionais. Com isso, o país estuda pedir ajuda internacional. 

Confira: Danos causados por vazamento de petróleo no mar

Vulcão na Islândia 

Pela terceira vez em dois meses, um vulcão na Islândia entrou em erupção. Foi necessário construir diques para distribuir e desviar os fluxos de lava. O fenômeno aconteceu no sudoeste do país, na península de Reykjanes.

Entenda: Como os vulcões são formados, os tipos e as ocorrências no Brasil

 

Créditos das imagens

(1) Luis Fontes / Agência Brasil

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button