Arte e Cultura

Marcos Abranches premiado em filme – Arte de Toda Gente

O Dançarino e coreógrafo Marcos Abranches é o protagonista do filme “O Artista e a Força do Pensamento”, de Elder Fraga, que iniciou sua carreira em festivais de cinema em 2021 e, ao longo dos últimos anos, vem colecionando prêmios por onde é exibido (veja a relação das premiações mais abaixo). Aqui no site do Um Novo Olhar, você pode assistir ao “Canto dos Malditos”, uma apresentação do artista ( E, ainda, conferir uma entrevista exclusiva com Marcos – https://umnovoolhar.art.br/noticias/Viver-para-criar-criar-para-viver.

Marcos é portador de Coreoatetose, uma deficiência física rara, decorrente de lesão cerebral e que não é uma doença, mas um estado patológico, e o afeta somente fisicamente, provocando movimentos involuntários. Ele é o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.

O trailer de *O Artista e a Força do Pensamento* está disponível aqui: .

Vida e obra

“A ideia do documentário é mostrar que a pessoa e o artista caminham juntos e levam uma vida normal”, diz o diretor Elder Fraga. Ele explica que o filme mostra o dia, dia com a família e o artista no palco, as obras criadas e coreografadas por Marcos Abranches, além de mostrar sua carreira internacional e depoimentos de profissionais ligados ao balé nacional.

Na sinopse de apresentação do documentário, Elder informa que o filme reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino. “Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio”, explica o diretor. “A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma”, afirma.

Além dos festivais, o filme vem sendo exibido em outros eventos, que muitas vezes incluem debates com a presença de seu diretor e do protagonista, além de apresentações e oficinas. Essas ações fazem parte do projeto “Arte de Acessibilidade Caminham Juntas”, criado e realizado por Marcos Abranches.

Veja quais são os prêmios que o filme já conquistou:

PRÊMIO MELHOR DIRETOR” – BOSIFEST (Belgrado – Sérvia – 2023).

“PRÊMIO INSPIRAÇÃO” – 11º BREAKING DOWN BARRIERS International Film Festival (Moscou – Rússia – 2022).

“SPECIAL RECOGNITIONS FOR THE MOVIE” – 15º LABRFF:  Los Angeles Brazilian Film Festival (EUA – 2022).

“MELHOR DOCUMENTÁRIO” – 20º Arouca Film Festival (Portugal – 2022).

“HONRA AO MÉRITO” (Marcos Abranches) – OFFCINE22 – Varginha MG – 2023.

“MELHOR FILME” – OFFCINE22 – Varginha MG – 2023.

“MELHOR DIREÇÃO” (Elder Fraga) – OFFCINE22 – Varginha MG – 2023.

“MELHOR FOTOGRAFIA” (Cauê Angeli) – OFFCINE22 – Varginha MG – 2023.

“MELHOR TRILHA ORIGINAL” (Umanto) – OFFCINE22 – Varginha MG – 2023.

“MELHOR LONGA-METRAGEM NACIONAL” – Campinas Film Festival (Brasil – 2022).

“MELHOR DOCUMENTÁRIO” – 5º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC – 2022).

 “MELHOR ROTEIRO” (Elder Fraga) – 17º Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões no Piauí (2022).

“MELHOR CARACTERIZAÇÃO” (Elder Fraga e Gabriela Wazlawick) – 17º Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões no Piauí (2022).

“MELHOR DOCUMENTÁRIO NACIONAL” – 5º FestCine Pedra Azul do ES (2022).

“MENÇÃO HONROSA – DIRETOR” – BIMIFF – Brazil International Monthly Independent Film Festival (2022).

“PRÊMIO TRAJETÓRIA” – O artista e a força do pensamento – ASSIM VIVEMOS – 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência” – 2021.

“MENÇÃO PELA QUALIDADE ARTÍSTICA” – Marcos Abranches Retratado no filme “O artista e a força do pensamento” – ASSIM VIVEMOS – 10º Festival Internacional de Filmes Sobre Deficiência” – 2021

“MELHOR FILME NACIONAL” – 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos (2021).

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button