Arte e Cultura

Exposição Abya Yala abre Abril Indígena em Minas Gerais – Arte de Toda Gente

Fonte: Funarte

Foto: Exposição Abya Yala – foto: Bruna Brandão

O Complexo Cultural Funarte MG recebe na próxima sexta-feira, dia 05, a 1ª Exposição Indígena de BH, a Expo Abya Yala, que vai ocupar a Fundação Nacional de Artes nos dias: 05, 06, 12 e 19.

Com itens de diversas etnias originárias, inclusive da Bolívia e do Peru, o projeto, além de gerar renda para famílias indígenas é também um espaço de encontro, troca e de conhecimento sobre culturas ancestrais.

Idealizada pelo Comitê Indígena Mineiro (CIM), o projeto nasce com o intuito de ser um espaço de apoio e de visibilidade à cultura dos cerca de 7 mil indígenas que vivem em BH e RMBH. Seu nome reflete a identidade e o propósito do coletivo: Abya Yala significa “aquele que é nascido em casa”.

O encontro celebra a diversidade, a riqueza da cultura e espiritualidade desses povos com muita fartura, canto e dança. Durante todos os dias haverá venda e exposição de artes, artesanatos e culinária indígena.

A abertura acontece às 14h do dia 05 de abril, sexta-feira e segue no sábado, dia 06, a partir das 10h com oficina de banho de ervas e o Baile dos Andes.

Nos dias 12 e 19 a programação é recheada com oficina de pintura corporal, roda de conversa, sorteio e exibição de filmes em parceria com a Filmes de Quintal. No dia 19, dia internacional dos povos indígenas, acontece o encerramento com a celebração do Teko Porã – festa da abundância e distribuição de flores, frutos e sementes.

Confira a programação completa da exposição no site da Funarte –

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo