Viagens

Veja o que muda no Aeroporto de Congonhas após reformas

Aeroporto de Congonhas ganhará novo terminal de passageiros e mais pontes de embarque. As obras devem começar no final deste ano.

Entrada do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. (Foto: shutterstock)

A concessionária do Aeroporto de Congonhas, Aena, anunciou nesta segunda-feira (25) que irá investir cerca de R$ 2 bilhões para ampliação e modernização do aeroporto paulistano. O projeto prevê aumento no número de pontes de embarque e um novo terminal de passageiros.

As obras estão previstas para começar em dezembro deste ano, e concluídas em junho de 2028.

Melhorias no Aeroporto de Congonhas

Terminal de passageiros

A nova área do terminal de passageiros terá 105 mil metros quadrados, o dobro do que é atualmente. Esse espaço será usado para o embarque dos passageiros, enquanto o terminal atual para desembarque.

O Aeroporto de Congonhas também vai ganhar mais espaço comercial, com novas lojas, salas vip e salas empresariais.

Bagagens

A reforma prevê aumento no número de esteiras de restituição de bagagens de cinco para sete. Além disso, será instalado um novo sistema de processamento de bagagens mais rápido, com dez carrosséis (atualmente são 3).

A ampliação das áreas operacionais somada ao uso de sistemas mais modernos visam aumentar o número de passageiros em Congonhas. (Foto: shutterstock)

Pátio

Com o novo pátio de 215 mil metros quadrados para aviação comercial, o Aeroporto de Congonhas terá aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas.

Com essas melhorias, Congonhas poderá receber aviões com maior capacidade, como o Airbus A321neo.

Circulação

O projeto de reformas em Congonhas prevê a criação de um bolsão para carros de aplicativos e locadoras, além de uma nova praça pick-up com 72 vagas.

Haverá também acesso direto à futura estação de metrô da linha Ouro, novas áreas de escape na pista auxiliar, adequação de sinalização e balizamento e redução da circulação viária interna (com a criação de mais pontes de embarque).

Mudanças a curto prazo

Entre as ações imediatas, estão reformas dos banheiros, melhoria no sistema de ar-condicionado, ampliação do raio-x, revitalização da fachada e ampliação da sala de embarque remoto. A ideia é que todas elas sejam implementadas ainda em 2024.

LEIA TAMBÉM:

Opção de hospedagem pertinho do Aeroporto de Guarulhos

Como ir de trem do centro de SP ao aeroporto de Guarulhos

Como funciona o ônibus gratuito da Azul entre SP e Viracopos

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button