Viagens

Os 10 parques nacionais mais visitados em 2023

Parques da Tijuca (RJ), do Iguaçu (PR) e o de Jericoacoara (CE) são os três primeiros do ranking dos parques nacionais mais visitados em 2023.

Pedra do Sino no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. (Foto: shutterstock)

Em 2023, os parques nacionais do país receberam um número recorde de visitantes, totalizando 11,8 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano de 2022.

Esses dados foram divulgados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão das unidades de conservação federais.

Os parques da Tijuca, no Rio de Janeiro, do Iguaçu, no Paraná e o de Jericoacoara, no Ceará foram os campões da lista.

Segundo a pesquisa Tendências de Turismo 2024, conduzida pelo Ministério do Turismo, o interesse pelo turismo de natureza e ecoturismo surge como a segunda maior motivação entre os viajantes brasileiros, representando 27% das preferências dos entrevistados. Essa tendência fica atrás apenas do turismo de sol e praia, que é o favorito de 59% dos consultados.

Vale destacar que o número mencionado se refere às visitas aos parques, e não ao número de visitantes.

LEIA TAMBÉM: 9 parques no Brasil para praticar ecoturismo

Ranking dos 10 parques mais visitados em 2023

  1. Parque Nacional da Tijuca – 4.464.257
  2. Parque Nacional do Iguaçu – 1.800.225
  3. Parque Nacional de Jericoacoara – 1.487.283
  4. Parque Nacional da Serra da Bocaina – 715.537
  5. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – 618.238
  6. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – 408.235
  7. Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal – 323.149
  8. Parque Nacional de Brasília – 300.603
  9. Parque Nacional de Ubajara – 210.898
  10. Parque Nacional da Serra dos Órgãos – 208.974

Parque Nacional da Tijuca (RJ)

O Parque Nacional da Tijuca, localizado na cidade do Rio de Janeiro, é uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo, e abrange cerca de 3.300 hectares de Mata Atlântica preservada.

Caminhada até o Pico da Tijuca, o mais alto do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro. (Foto: shutterstock)

Criado em 1961, tem como objetivo proteger a biodiversidade e os recursos naturais da região. Oferece aos visitantes uma variedade de trilhas, cachoeiras, mirantes e pontos turísticos famosos, como o Cristo Redentor e o Pico da Tijuca.

LEIA TAMBÉM: Passo a passo para visitar o Cristo Redentor

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

O Parque Nacional do Iguaçu está localizado no estado do Paraná e foi o segundo mais visitado de 2023, com mais de 1 milhão de visitantes ao longo do ano.

É conhecido mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu, famosas quedas d’água, formadas pelo Rio Iguaçu, que se estendem por cerca de 2,7 quilômetros, com algumas das quedas alcançando mais de 80 metros de altura.

Além das Cataratas, o parque oferece trilhas pela mata e passeios de barco.

Vista aérea das Cataratas do Iguaçu. (Foto: shutterstock)

LEIA TAMBÉM: Um guia completo de Foz do Iguaçu

Parque Nacional de Jericoacoara (CE)

Em terceiro lugar no ranking está o Parque Nacional de Jericoacoara, situado no litoral oeste do estado do Ceará. Trata-se de uma reserva natural que abriga uma das paisagens mais bonitas do Brasil.

O parque protege uma área de aproximadamente 8.650 hectares, que inclui dunas de areia, lagoas de água doce, manguezais, formações rochosas e uma extensa faixa de costa atlântica.

Entre as principais atrações do parque estão a famosa Pedra Furada, uma formação rochosa, e a Lagoa do Paraíso, com águas cristalinas e areias brancas.

Atração turística Pedra Furada na praia de Jericoacoara. (Foto: shutterstock)

Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ e SP)

O Parque Nacional da Serra da Bocaina está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. É uma importante área de preservação ambiental com uma extensão de aproximadamente 104 mil hectares. Por lá, muitas trilhas, mirantes com vistas panorâmicas, rios e cachoeiras, como a Cachoeira do Veado e a Cachoeira do Rio Grande.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha está localizado no nordeste brasileiro, no estado de Pernambuco.

Trata-se de um paraíso ecológico mundialmente conhecido por suas águas cristalinas e vida marinha, com uma grande diversidade de espécies de peixes, corais, tartarugas marinhas e tubarões.

As praias de Fernando de Noronha estão entre as mais bonitas do mundo, com destaque para a Praia do Sancho, eleita pelo site de viagens TripAdvisor a melhor praia do mundo em 2023.

A bela Praia do Sancho, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. (Foto: shutterstock)

Além das atividades como mergulho, snorkeling e surf, os visitantes do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha podem fazer trilhas ecológicas até os mirantes panorâmicos e locais históricos.

LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber antes de viajar para Fernando de Noronha

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

É no estado do Maranhão que está um dos parques naturais mais bonitos do Brasil, o de Lençóis Maranhenses.

O local abrange uma área de aproximadamente 155 mil hectares de dunas que se estendem por cerca de 70 km ao longo da costa, além de lagoas de água doce que se formam durante a estação chuvosa, de maio a setembro.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. (Foto: shutterstock)

LEIA TAMBÉM: Como organizar os melhores passeios em Lençóis Maranhenses

Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal (BA)

Localizado no sul do estado da Bahia, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal tem uma importância histórica ao nosso país, pois marca o local onde os portugueses avistaram pela primeira vez a terra brasileira em 1500.

Além do seu valor histórico e ambiental, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal oferece aos visitantes uma série de atrativos naturais, como trilhas ecológicas que levam a mirantes com vistas panorâmicas da região, cachoeiras, riachos e praias.

LEIA TAMBÉM: Prado (BA) tem praias de águas cristalinas e quase desertas

Parque Nacional de Brasília (DF)

O Parque Nacional de Brasília, localizado no Distrito Federal, é conhecido por seus cerrados preservados, típicos do bioma do Cerrado, e abriga uma grande variedade de flora e fauna.

Parque Nacional de Brasília. (Foto: shutterstock)

Além de sua importância ambiental, o parque oferece aos visitantes áreas para piqueniques, espaços para prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas e ciclismo.

Parque Nacional de Ubajara (CE)

Situado no estado do Ceará, o Parque Nacional de Ubajara abrange uma área de aproximadamente 5 mil hectares. O destaque do parque é a Gruta de Ubajara, uma caverna calcária com cerca de 1.120 metros de extensão. A exploração do local é feita por um teleférico que desce até a entrada da gruta.

Além disso, há também trilhas ecológicas até cachoeiras, mirantes e outras formações rochosas.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos está localizado no Rio de Janeiro, e é o terceiro mais antigo do país.

Entre as formações rochosas mais famosas do parque estão o Dedo de Deus, com 1.692 metros de altura, e a Pedra do Sino, com 2.263 metros de altitude.

Pedra do Sino. (Foto: shutterstock)

Lá os visitantes encontram uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas para caminhadas, escaladas, rapel, canyoning e muito mais.

LEIA TAMBÉM:

5 parques nacionais para visitar em 2024

Como visitar o Parque Nacional do Itatiaia

Veja o que fazer no Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais

O que fazer em Paranapiacaba

Monte Verde: guia com as melhores pousadas, passeios e restaurantes

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button