Educação

mudança no vestibular de Medicina é anunciada; veja aqui

O Vestibular 2025 da Fuvest contará com mudança para os estudantes que concorrerão a vagas no curso de graduação de Medicina. As informações foram anunciadas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e confirmadas pela assessoria da Fuvest.

Agora, os estudantes poderão concorrer ao ingresso nas três unidades de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) no mesmo vestibular. Isso porque a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) adotará o sistema em que o candidato opta pelas unidades por ordem de preferência e concorre na carreira de Medicina nesses três campus. Isso já acontece com outros cursos como é o caso da graduação em Odontologia.

Os três campus de Medicina estão localizados nas cidades de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. O curso é geralmente o que possui a nota de corte mais alta da primeira fase e o mais concorrido da seleção. 

Além disso, as provas de conhecimentos específicos da segunda fase da Fuvest terão as mesmas disciplinas para a carreira de Medicina. Antes, cada faculdade definia quais as disciplinas que integravam a avaliação.

Com a mudança, as disciplinas de Biologia, Física, Geografia e Química serão fixadas como as matérias específicas da segunda fase para Medicina. 

Veja a divulgação feita pela Pró-Reitoria de Graduação da USP:

Mudanças no vestibular da Fuvest de Medicina.

Crédito: Divulgação / USP.

Vestibular 2025 da Fuvest 

As datas do Vestibular 2025 da Fuvest ainda não foram divulgadas. Esse é o vestibular que permite os estudantes concorrerem a vagas em uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina, a USP.

O vestibular é dividido em duas fases. Na primeira, os participantes respondem a 90 questões objetivas. O conteúdo aborda as disciplinas comuns do ensino médio.

Para ser selecionado para a segunda fase, é necessário acertar 30% da prova, o que representa 27 questões. 

A segunda fase é composta por dois dias de prova, no primeiro são aplicadas 10 questões abertas de Língua Portuguesa (interpretação de textos, gramática e literatura) e uma redação.

Já no segundo dia, os estudantes respondem a outras 12 questões abertas, sendo de duas a quatro disciplinas específicas para o curso. O manual do candidato de cada edição do vestibular apresenta quais são as disciplinas que serão cobradas para cada curso da USP.

Além da Fuvest, é possível ingressar pela USP por meio do Provão Paulista, o vestibular seriado para estudantes das escolas públicas de São Paulo, e o Enem-USP, que aproveita os desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button