Beleza e ModaModa

Da varanda do apê ao quintal, 6 ideias para valorizar seu cantinho ao ar livre

Pode ser só uma varandinha de 2 por 3 metros no apartamento. Mas é fato: um cantinho ao ar livre faz a maior diferença na qualidade de vida. Com a ajuda de quem está acostumado a planejar lugares charmosos, as áreas externas têm tudo para ganhar o posto de local de convivência mais gostoso da casa. Viram pequenos oásis nos dias mais abafados e adicionam até um toque bucólico à vida na cidade.

Como no caso da designer de interiores Carolina Esper, de São Paulo, que montou uma jardineira de temperos na própria casa com o objetivo de abastecer as saladas e pratos frescos que costuma preparar para família e amigos. “Favorecer a interação entre o lado de dentro e o de fora das casas e apartamentos é um ótimo modo de passar bem pelos dias quentes”, afirma. Para isso, ela sugere, por exemplo, escolher mesas no formato redondo. “Todo mundo fica voltado para a conversa e a ausência de quinas protege as crianças pequenas.

Leia também:
Horta em casa ou apartamento: guia completo para montar a sua

Caprichar na iluminação da varanda ou do jardim também desponta como sugestão para convidar as pessoas a passar mais tempo perto da brisa, assim como o uso de tapetes para áreas externas, que deixam os espaços mais acolhedores para quem curte andar descalço. “Os modelos de corda náutica ou fibra sintética são fáceis de manter até mesmo em casas com pets”, finaliza. Confira, a seguir, seis projetos que combinam perfeitamente com as ideias da designer.

Vista para o mar



Foto: Julia Novoa

Ao construir a sua casa dos sonhos, o casal de arquitetos Carlito e Renata Pascucci queriam o máximo de conforto e a vista livre voltada para a paisagem de São Sebastião, no litoral paulista. O pavimento inferior reúne a área social, enquanto a única suíte fica na parte mais alta – com um canto de leitura que também pode se converter em mirante.

 

Rede na varanda

cantinho ao ar livre_



Foto: Raiana Medina

O paredão verde da rua sem saída traz o sossego sonhado para a família de moradores do agitado bairro carioca de Copacabana. A simplicidade encontra seu lugar com a rede na varanda, que embala tardes de leitura e descanso. Ideia do Ateliê Concreto, que atua entre Rio de Janeiro e Brasília.

 

Horta no quintal

cantinho ao ar livre_



Foto: Mariana Orsi

Para quem gosta de cozinhar, ter temperos por perto faz parte da rotina. Pensando nisso, a designer de interiores Carolina Esper montou uma jardineira de aço corten na parede do quintal da casa de vila onde vive, na cidade de São Paulo. O ponto escolhido, onde bate mais sol, garante os ingredientes sempre frescos a dez passos de distância da cozinha.

 

Cantinho ao ar livre conectado à sala

cantinho ao ar livre_



Foto: Mariana Orsi

Ao integrar a varanda deste estúdio paulistano, a equipe da Lilutz Arquitetura garantiu mais amplitude ao projeto de 35 m², sem abrir mão do verde. Os vasos de folhagens trazem a natureza para perto e ainda disfarçam a presença da condensadora de ar condicionado, sobre a qual  repousa o minibar apoiado na bandeja. 

 

Cortina natural

cantinho ao ar livre_



Foto: Julia Ribeiro

Este apê dúplex assinado pela designer de interiores Ana Veirano fica em Higienópolis, São Paulo. Para garantir um pouco mais de privacidade em meio aos edifícios vizinhos, a varanda ganhou jardineiras metálicas preenchidas com espécies frondosas, capazes de filtrar também o excesso de sol e garantir um cantinho para relaxar.

 

Refeições ao ar livre

cantinho ao ar livre_



Foto: Renato Navarro

Para criar um espaço de relax para o cliente que se mudou de Salvador para São Paulo, as profissionais do Estúdio Amadas apostaram na varanda. Mesa e cadeiras mais baixas fazem companhia ao aparador com rodízios que se converte em bar nos dias de festa. 

Leia também:
Como ter uma árvore frutífera em casa

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo