Culinária peruana: conheça mais as cores e os sabores do país andino
Com influências históricas, o Peru tem ganhado espaço internacional quando o assunto é culinária peruana.
Uma das coisas que mais pode definir a cultura de um país, sem dúvida, é a culinária. No caso do Peru, isso não é diferente, visto que possui uma gastronomia bem marcante.
Sendo um dos principais destinos turísticos da América Latina, o vizinho do Brasil foi sede do império Inca, colonizado por espanhóis e ainda recebeu os chineses nos séculos XIX e XX.
Todo esse traço histórico, com riqueza de influências, possibilitou ao país ter uma diversidade imensa de cores, perfumes e sabores à mesa.
A mistura de peixes, frutos-do-mar, milho, batata e diversos temperos é responsável por levar a cultura gastronômica do Peru ao redor do mundo, bem como por atrair turistas.
Quais são os principais pratos do Peru?
A gastronomia peruana tem como principal característica a variedade de alimentos. Diferente de alguns países que possuem ingredientes específicos, como determinado tipo de carne ou vegetais, o Peru se destaca pelas inúmeras possibilidades de pratos, que podem agradar todos os gostos.
Alguns pratos mais conhecidos são:
- Pollo a la brasa: é um dos pratos mais consumidos do Peru. É frango, feito no modo churrasco, com temperos e especiarias, geralmente acompanhado de batatas.
- Cuy: é um porquinho da Índia completo. Com cabeça, patas, orelhas e até os dentes. Pode ser servido frito ou assado.
- Aji de gallina: frango desfiado à base de creme picante, ou pode ser o chamado ensopado de frango peruano, acompanhado de arroz branco ou batatas.
- Parihuela: sopa bastante forte, com concentrado de peixes e frutos-do-mar.
Mais da culinária peruana
Outro atrativo exótico da culinária peruana é o caranguejo gigante, ou “centolla”. Ele é encontrado nas águas frias e profundas do país, sendo considerado uma experiência gastronômica no mercado municipal da capital Lima.
Entretanto, um dos pratos mais famosos — e que muitas pessoas não sabem de sua origem peruana — é o ceviche. No Brasil, apesar de ser presença constante em restaurantes japoneses, o prato já ganhou várias versões, mas é tradicionalmente preparado com leche de tigre e pimenta aji amarillo, ingredientes bem típicos do Peru.
Para quem busca por receitas fit, por exemplo, o ceviche pode ser uma ótima opção. No prato, é possível encontrar sabor, proteína e vitaminas, sendo considerado um prato leve, visto que o peixe precisa ser sem muita gordura.
Ele se baseia em peixe cru marinado com suco de limão, cebola roxa, pimenta, milho e batata-doce, além de temperos e coentro.
Outro prato típico da culinária peruana é o anticucho. Ele nada mais é do que um espetinho de coração de boi, o que se diferencia bastante do costume brasileiro de comer coração de galinha. Assim como o pastel de feira e o acarajé, o anticucho é conhecido como uma comida de rua, sendo a mais antiga do país.
Contrate seu chip internacional e não fique sem conexão de internet durante a sua viagem
Para preparar esse prato, é preciso marinar o coração de boi no vinagre de vinho tinto. Nesse líquido são adicionados alguns temperos, como alho, sal, cominho e bastante pimenta. Para esse último condimento, é comum o uso da pimenta aji panca, que é uma malagueta desidratada e hidratada novamente, a fim de intensificar o sabor.
Assim como vários pratos típicos do país, o coração de boi vem geralmente acompanhado de batata, milho andino e molho de pimenta. Apesar de ser uma comida de rua, o anticucho também tem seu lugar em grandes restaurantes de chefs renomados.
Sem dúvida, a culinária peruana merece ser conhecida e apreciada. Tal qual a culinária brasileira, que é repleta de influências e sabores diversos, o Peru tem, sim, muito a oferecer quando o assunto é cultura gastronômica.
LEIA TAMBÉM:
5 destinos para visitar no Peru
O que fazer em Lima: as melhores dicas para aproveitar a capital peruana
A Casa do Porco é eleito o 4° melhor restaurante da América Latina