Arte e Cultura

Acessibilidade e inclusão têm destaque na 4ª Conferência Nacional de Cultura – Arte de Toda Gente

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, acontece em Brasília entre 4 e 8 de março de 2024 a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). O evento é Realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), com expectativa de reunir mais de 3 mil participantes, vindos de todo o Brasil. Os encontros terão como palco o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, quando serão debatidas políticas públicas culturais e definidas orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. O encontro acontece depois de um intervalo de 10 anos.

A Acessibilidade na Política Cultural é um dos temas que compõem os eixos centrais do que será abordado. Participarão dos debates representantes eleitos e de entidades e convidados de todo o país. As proposições que forem aprovadas durante a conferência servirão como base para a elaboração de um novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que por sua vez dará as diretrizes que o MinC deverá seguir na próxima década.

A Conferência terá seus debates divididos nos seguintes eixos temáticos, importantes para democratização e inclusão:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Definição da política cultural

“Esperamos que a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) seja um ambiente de reflexão crítica, mas também de proposições inventivas que farão fortalecer os direitos culturais e o estado democrático de direito em nosso país”, diz a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Para ela, a realização do evento é estratégica e fundamental: “A política cultural, com a dimensão do Brasil e à altura de sua diversidade e riqueza, só pode ser formulada se os órgãos e gestores de cultura de todo o país estiverem em diálogo com trabalhadores e trabalhadoras do setor, que são o tecido vivo desta riqueza”.

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co-realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), além de contar com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Você encontra mais informações sobre o evento e, também, sua programação completa em

Serviço

4ª Conferência Nacional de Cultura

Data: 4 a 8 de março

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília (foto acima)

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button