Viagens

3 roteiros para viajar de trem pelo Brasil

De passeios no coração mineiro a viagens que cruzam estados, conheça alguns dos roteiros de viagens de trem mais interessantes do Brasil

Passeios de trem pelo Brasil (Créditos: jptinoco/iStock)

Viajar de trem por montanhas ou até mesmo na beira do mar, pode parecer uma cena tirada de algum filme que se passa na Europa. Entretanto, o que muitos não sabem é que no Brasil existem diversos passeios e viagens de trem com paisagens tão bonitas quanto as do continente europeu.

Para quem busca por um roteiro para variar das viagens de carro e de avião, o trem se torna uma ótima opção. Além de sair do óbvio, é possível redescobrir as belezas naturais e culturais do Brasil em diferentes estados.

Roteiros de trem no Brasil

Tiradentes a São João del Rei (MG)

Uma das cidades mais bonitas de Minas Gerais é a bela Tiradentes, cheia de história, arquitetura e gastronomia mineira. Além disso, o município é o ponto de partida de uma estrada de ferro que liga Tiradentes a outra joia no coração mineiro, São João del Rei.

O passeio de 12 km entre as duas cidades é feito em 45 minutos. O trem sai de Tiradentes, passando por fazendas e pela Serra de São José, e tem como destino o Museu Ferroviário de São João del Rei. A estrada de ferro foi inaugurada em 1881 pelo próprio imperador Dom Pedro II. E, para quem gosta de cidades coloniais ricas em história do Brasil, São João del Rei é uma parada obrigatória.

Curitiba a Morretes (PR)

Um dos passeios de trem mais famosos do Brasil está na região Sul do país. O percurso de 110 km liga a capital do Paraná à cidade de Morretes. O passeio que dura cerca de 4 horas, através da Serra do Mar.

Essa estrada de ferro funciona desde o dia de sua inauguração, em 1885. A estrada de ferro mais antiga do estado servia para realizar o transporte de erva-mate e de madeira. Além disso, a cidade de Morretes é famosa pela arquitetura colonial e pelo prato típico da região, o barreado.

Percurso de 110 km liga a capital do Paraná à cidade de Morretes. (Créditos: cabuscaa/iStock)
Percurso de 110 km liga a capital do Paraná à cidade de Morretes. (Créditos: cabuscaa/iStock)

Parauapebas (PA) a São Luís (MA)

O maior percurso de trem do Brasil fica no Nordeste. O passeio, que liga a cidade de Parauapebas (PA) a São Luís (MA), possui 892 km, tendo o total de 16 horas de viagem. A rota passa na famosa Estrada de Ferro Carajás, inaugurada em 1985.

Por ser um percurso muito longo, os trens são mais modernos e possuem comodidades, como lanchonete, ar-condicionado, catálogo de filmes e serviço de bordo. Administrada pela Vale, a Estrada de Ferro Carajás passa pela maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo.

Esse percurso passa por diversas cidades, sendo possível comprar passagens com destino a qualquer uma das paradas. Vale lembrar que, pelo fato de serem cidades muito distantes umas das outras, é possível fazer um aluguel de carros.

Chip de internet

Não fique sem comunicação em sua viageml! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Seguro Viagem

Viaje sem preocupações com seguro viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

APP da Viajar

Para aproveitar mais dicas de hospedagem e viagens, assine nosso aplicativo exclusivo com todas as edições da Revista Viajar pelo Mundo. Clique aqui e garanta a melhor seleção de conteúdo de viagem por apenas R$ 12,90.

LEIA TAMBÉM:

Maior balanço do Brasil é inaugurado em Socorro, interior de SP

Como é a região de Ilhéus, local onde foi gravado o remake da novela ‘Renascer’

10 destinos para aproveitar o verão pertinho de São Paulo

Lençóis Maranhenses: como organizar os melhores passeios

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP

Nos nossos grupos você vai receber:

  • Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
  • Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
  • Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
  • Venha fazer parte! É gratuito!

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button