Educação

UTFPR: inscrição do Vestibular 2024/2 está aberta

A inscrição para o Vestibular 2024/2 da UTFPR está aberta até o dia 9 de abril. A taxa para se inscrever custa R$150. Os interessados poderão se inscrever no portal do candidato da universidade.

Inscreva-se aqui!

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) oferta nesta edição de seu vestibular um total de 3.188 vagas em 13 cidades do estado do Paraná.

Isenção de taxa do Vestibular 2024/2 da UTFPR

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2024/2 da UTFPR podem ser feitos até o dia 22 de março.

Poderão fazer a prova de graça, candidatos que:

  • Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Os participantes devem encaminhar documentação exigida para comprovação da condição informada.

O resultado das solicitações de forma preliminar sairá no dia 1º de abril. Recursos serão aceitos pela instituição nos dias 2 e 3 seguintes. A divulgação final dos candidatos que poderão fazer a prova de graça será feita no dia 9 de abril. 

Provas do Vestibular de 2024/2 da UTFPR

As provas do Vestibular 2024/2 da UTFPR serão aplicadas no dia 19 de maio. Os estudantes poderão fazer a avaliação nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

As provas serão formadas por 60 questões objetivas de matérias ministradas no ensino médio e por uma redação. O tema da redação do Vestibular 2024 da UTFPR foi: “Mas o que fazer quando o passado assombra o presente: deve-se apagá-lo?”.

Saiba mais: Provas anteriores do vestibular da UTFPR

Vagas do Vestibular 2024/2 da UTFPR

O Vestibular 2024/2 da UTFPR ofertará 3.188 vagas em 114 cursos de graduação. A maioria das carreiras é da área de exatas, sendo grande parte cursos de Engenharias

Metade das vagas ofertadas no Vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% é voltada a cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita.

As demais são para candidatos cotistas independente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para quilombolas.

Novidades do Vestibular de Inverno 2024 da UTFPR

Segundo a UTFPR, haverá duas novidades neste vestibular:

  1. Inicialmente, todos os candidatos concorrerão às vagas pela ampla concorrência. Mas, caso não sejam aprovados por essa modalidade, quem se encaixa como cotista poderá concorrer às chances reservadas;

  2. Candidatos autodeclarados pretos e pardos deverão passar por bancas de heteroidentificação, previstas para serem realizadas entre 29 de abril e 7 de maio.

Datas do Vestibular 2024/2 da UTFPR

Veja as principais datas do Vestibular 2024/2 da UTFPR:

  • Inscrições: 26/02 a 09/04

  • Pedidos de Isenção da taxa: 26/02 a 22/03

  • Resultado final da isenção: 09/04

  • Locais de prova: 13/05

  • Provas: 19/05

  • Gabarito definitivo: 29/05

  • Notas da Prova de Conhecimentos Gerais: 05/06

  • Notas da Prova de Redação: 20/06

  • Resultado final: 02/07

Para mais informações, acesse o guia do candidato. 

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button