Viagens

Conheça os principais shoppings centers do Catar

Fazer compras no país da Copa do Mundo de 2022 é um dos programas mais imperdíveis. Confira nossa seleção de shoppings centers no Catar para você incluir no seu roteiro de viagem no país.

Villagio Mall é um dos shoppings do Catar. (Foto: divulgação)

Catar é o destino dos sonhos para aqueles que amam fazer compras. Os shoppings centers são bem diferentes do que estamos acostumados a ver no Brasil, isso porque são projetados para ir além das compras, com diversas opções de entretenimento e atrações.

Confira nosso conteúdo com sugestões de centros de compras no Catar.

LEIA TAMBÉM: Informações essenciais que você precisa saber antes de viajar para o Catar

Souq Waqif

O Souq Waqif é o ponto de partida para explorar Doha. No centro da capital, este tradicional mercado árabe vende produtos típicos, além de especiarias e joias.

Souq Waqif é o melhor local para comprar produtos típicos. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

É uma profusão de aromas, sons e cores que atiçam os olhos e o paladar. Ali, também é possível encontrar uma área dedicada à Falconaria, modalidade de caça com aves de rapina, popular até hoje em países do Golfo.

O falcão é tido como uma ave sagrada e de muita importância à cultura local.

E como todo mercado árabe, o Souq Waqif é um lugar de pechincha. Tenha em mente que todo valor ofertado ali está pronto para receber desconto se o viajante souber negociar com o vendedor.

Souq Waqif é um dos mercados mais antigos do Catar. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Onde comer

É no Souq Waqif que está um dos melhores e mais originais restaurantes do Catar: o Parisa, de culinária iraniana. Impossível não se sentir em um palácio enquanto uma suntuosa refeição é servida em meio ao seu imponente salão, ricamente decorado. Ótima oportunidade para saborear pratos típicos do Irã, como os kebabs acompanhados por arroz com açafrão

Atrações perto de Souq Waqif

Msheireb Museums

E já que o passeio inicia pelo lado mais histórico do Catar, a recomendação é permanecer em volta do souq, onde estão os Msheireb Museums, compostos por quatro casas que são patrimônio histórico nacional, cada uma com um tema ligado ao passado do país.

Pátio do conjunto de casas que formam o Msheireb Museums. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Em suas salas, há objetos, instrumentos, documentos e peças que mostram como era o dia a dia dos primeiros trabalhadores da indústria petrolífera do país que moravam no Catar, entre outros temas ligados ao passado do Emirado.

Corniche

Não muito longe do Souq fica a Corniche, avenida à beira-mar de Doha, um dos locais mais gostosos para passear.

O centro financeiro da cidade e seu conjunto de famosos arranha-céus também se concentram nessa orla que soma pouco mais de sete quilômetros.

Caminhe sem pressa, sentindo a brisa marinha e pare para tirar fotos na escultura The Pearl (com formato de uma concha aberta), local para contemplar o belo skyline da cidade.

The Pearl. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Por ali fica também o MIA Park, outro ponto que rende fotos as construções arrojadas que marcam o cartão-postal de Doha.

É desse ponto ainda que saem os passeios a bordo dos dhows, tradicionais veleiros responsáveis pelo transporte de bens e mercadorias. Hoje, cumprem a função turística de levar os viajantes do mundo todo para uma tranquila navegação ao redor da marina.

Museu de Arte Islâmica e Museu Nacional do Qatar

A região da Corniche conta ainda com duas importantes atrações culturais: o Museu de Arte Islâmica, ao lado do MIA Park; e o imperdível Museu Nacional do Qatar, que conta toda a história do emirado, desde os primórdios da humanidade até o futuro, passando pela época da descoberta do petróleo e da exploração de pérolas na costa, quando começou o boom da economia local.

Museu Nacional do Qatar. (Foto: divulgação Qatar Tourism)
Parque MIA e o Museu de Arte Islâmica de fundo. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Sua arquitetura externa é lindíssima, com uma construção em formato de rosa do deserto.

Onde se hospedar

Quem procura um hotel nesta área mais central, encontrará como uma boa opção de hospedagem o cinco estrelas Al Najada Doha Hotel by Tivoli, no coração do Souq Waqif.

LEIA TAMBÉM: Descubra os melhores passeios para fazer em Dubai

Centros de compras do Catar

Claro que não poderiam faltar shoppings e centros de compras e gastronomia futurista que parecem de outro mundo (ou, em alguns casos, teletransportados de outro país direto para o Catar).

Um bom exemplo fica em Lusail, cidade vizinha a Doha, cujo estádio sediou a final da Copa do Mundo.

Estádio Lusail. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Trata-se do The Pearl, um complexo residencial e comercial, em meio a uma marina, que conta com o Qanat Quartier, considerada a Veneza do Catar, com canais artificiais e pontes.

Qanat Quartier. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

É aqui que ficam os Musical Steps, uma escadaria musical que toca notas de piano quando as pessoas pisam em seus degraus.

Katara Cultural Village

Em um mix entre compras e cultura, a Katara Cultural Village, pertinho do The Pearl e de Lusail, é outra atração imperdível.

Katara Cultural Village. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

A área à beira-mar conta com uma mesquita, um bonito anfiteatro, lojas e restaurantes típicos; e com o Katara Plaza, um luxuoso centro de compras, que conta inclusive com uma filial da loja de departamento francesa Galeries Lafayette.

Boa opção de hospedagem nesse pedaço é Ritz Carlton Marina, ideal para quem busca estilo clássico e luxo.

Ritz Carlton Marina. (Foto: divulgação Qatar Tourism)
Ritz Carlton Marina. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Villagio Mall

Os qataris parecem gostar bastante de Veneza, já que um dos principais e mais luxuosos shoppings de Doha, o Villagio Mall, tem arquitetura inspirada na famosa cidade italiana, com direito até a passeio de gôndola pelos canais artificiais que ficam dentro do centro de compras. O shopping situa-se em um enorme complexo de lojas e lazer.

Interior do Villagio Mall. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Fora o shopping, o local conta com o Aspire Park, principal parque municipal da capital com lago, fontes e jardins, um verdadeiro refúgio no clima desértico, além do Estádio Khalifa, mais um dos palcos da Copa e também onde o Flamengo jogou a final do Mundial de Clubes em 2019.

Villagio Mall. (Foto: divulgação)

Outro ponto é o The Torch, também conhecido como Aspire Tower, o maior arranha-céu do Catar. A moderna construção tem o formato de uma tocha e soma nada menos do que 300 metros de altura.

The Tourch. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

O prédio abriga o hotel 5 estrelas The Torch Doha e o restaurante giratório Three Sixty, no rooftop, com vistas incríveis para a cidade.

The Torch Doha. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Completa o circuito o novo 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum, dedicado à história e ao legado dos esportes, uma prova de que o país não pretende esquecer tão cedo da Copa do Mundo.

Al Hazm

Em termos de luxo, nada supera o Al Hazm, o shopping mais sofisticado de Doha, a céu aberto, e todo revestido de mármore. Vale conhecer nem que seja só pela arquitetura inusitada.

Com um mix de marcas locais e internacionais, o local conta com alguns restaurantes igualmente imponentes, como o francês Le Train Bleu, decorado em estilo barroco, com direito a lustres e afrescos. Se a ideia é comer algo mais leve, o Cafe Noir, igualmente incrível, é uma boa pedida.

Mall of Qatar

Um pouco mais afastado fica o maior shopping do Emirado, Mall of Qatar. Coladinho ao estádio Ahmed bin.

Estádio Ahmed bin. (Foto: divulgação Qatar Tourism)

Ali, mais uma das estrelas da Copa, o centro de compras conta com um domo de vidro central e um projeto de arquitetura sustentável. O local conta com mais de 200 lojas e restaurantes, incluindo algumas marcas norte-americanas que os brasileiros adoram.

LEIA TAMBÉM:

Dubai para crianças: 10 atrações para toda família

Planeta Arrakis: Conheça os cenários de Duna Parte II

Qatar Airways vai oferecer internet gratuita a passageiros

Related Articles

Leave a Reply

Back to top button